banner_faqs

PERGUNTAS E RESPOSTAS


O que é a energia renovável?

A energia renovável é a energia que é obtida através de fontes naturais capazes de se regenerarem. É uma energia considerada inesgotável e não poluente. A energia renovável é encarada como uma alternativa ao uso excessivo dos combustíveis fósseis (uma vez que estes são uns dos principais causadores da poluição).

Existem vários tipos de energia renovável: a energia solar, a energia eólica, a energia hídrica, a energia geotérmica e a biomassa.


O que é a energia solar?

É a energia proveniente da luz e do calor do Sol, respetivamente, a energia luminosa e e a energia térmica.


O que é a energia eólica?

energia eólica representa o aproveitamento da energia cinética contida no vento para produzir energia mecânica.


O que é um sistema solar fotovoltaico?

Os sistemas solares fotovoltaicos convertem a energia solar diretamente em corrente elétrica.


O que é um sistema solar térmico?

Os sistemas solares térmicos transformam a radiação solar diretamente em energia térmica para o aquecimento de águas ou outros fins.


Como funciona um sistema solar térmico?

A radiação solar é captada através dos coletores existentes nos painéis solares onde é convertida em energia térmica.
Dentro de cada coletor circula um fluido que é o responsável pelo transporte da energia captada até um permutador de calor onde é transferida para a água de consumo, geralmente inserida num acumulador de água quente.


Como funciona o sistema solar térmico de termossifão?

A circulação faz-se por convecção natural, em que o fluido térmico aquece tornando-se menos denso, e sobe do coletor para o depósito, arrefece, e desce novamente para o coletor. O processo é contínuo desde que haja radiação solar disponível e a temperatura no coletor se mantenha superior à do acumulador.


Como funciona o sistema solar térmico de circulação forçada?

A circulação do fluido térmico é caracterizada pela existência duma bomba circuladora que força o transporte do fluido térmico entre os coletores e o acumulador. Esta bomba é comandada por uma unidade de controlo, que em sistemas simples, reage à diferença de temperatura entre o fluido térmico à saída dos coletores e a temperatura da água na parte mais baixa do depósito.
O acumulador geralmente é colocado no interior do edifício.


O que é a energia da biomassa?

Biomassa é o nome dado a qualquer combustível proveniente de fonte orgânica utilizado para a geração de energia elétrica. Devido à variabilidade de materiais que podem ser considerados biomassa, existem diversos processos onde se transforma a biomassa em energia, eles são divididos em três tipos: os que envolvem combustão direta (da biomassa em fornos, salamandras, caldeiras ou fogões), os que envolvem processos termoquímicos (gaseificação, pirólise, liquefação e transesterificação) e os que envolvem processos biológicos (biodigestores).


O que é uma bomba de calor?

As bombas de calor são uma fonte de energia limpa e economicamente rentável. As bombas de calor extraem, em cerca de 70%, a energia existente no meio ambiente seja no verão ou no inverno e transformam-na em energia útil para aquecimento de águas sanitárias.


SIMULADOR ENERGÉTICO
SAIBA QUANTO PODE POUPAR!

simulador
CALCULAR

ACOMPANHE-NOS NO FACEBOOK!